segunda-feira, 14 de março de 2011

MINHAS RAÍZES - A PROCURA (parte 09) – A descoberta das últimas chegadas.

Ontem descobri enfim a data de chegada e porto de entrada de 2 dos meus anteapassados que estava faltando eu descobrir.
Graças à disponibilização completa do banco de dados no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Eu tenho procurado esses registros de entrada há pelo menos 5 anos e não conseguia achar, pela forma que o antigo site do Memorial do Imigrante disponibilizava o banco de dados. Não era possível buscar por nomes. Apenas por sobrenome e nome + sobrenome.
A possibilidade de achá-los era muito difícil . Vou dar um exemplo:
O meu trisavô foi grafado com inúmeros nomes, e em diferentes registros que encontrei, fora o sobrenome:

Nome correto: MELCHIORRE FIOCCO.
Nome que ele foi registrado na hospedaria: Gaspare Froco. (talvez seja um nome composto: Melchiorre Gaspare Fiocco)

Agora imagine as possibilidades de nomes somadas ao sobrenome: Melchiore, Melchiorre, Marchiore, Marchiori, Marchior, Marcheori, Martióro, Matioro, Gaspar, Gaspero, Gaspare, Gaspari, Fiocco, Fioco, Fiaco, Fisco, Focco, Ficco, Fiocchi, Fiochi, Fioche, Froco, Floco, e assim por diante. As combinações eram milhares.
Acabei encontrando também o registro de outro trisavô:

Nome correto: GERARDO ALDRIGHI.
Foi registrado no livro da hospedaria como Gerardo Andrighi:
Vou resumir todas as entradas das minhas 4 famílias de imigrantes italianos antepassados.

8 comentários:

  1. Olá,me chamo ALINE FIOCO( com um C só)herdo esse nome de meu avô materno,descendente de pai e mãe italianos,meu avô sempre contava que seu Pai nasceu Itália,quando veio para a América trabalhou uns tempos na Argentina Pastoreando Ovelhas e depois veio para o Brasil.
    Já a minha avó materna tem sobrenome Perin,e conta que os Pais eram da Região de Mantua e Padua respectivamente(acho que é norte da Itália).
    Sei também que meu avô tinha primos que eram Fiochi e Fiocco,quando ainda estava vivo ele dizia que era da mesma familia,dependia muito do tabelião de notas na hora do registro.

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline

    Por coincidência tenho na família da minha avó cujo sobrenome é LORENZINI, algum PERINI (da região de TRENTINO ALTO ÀDIGE.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. hey , eu tenho um amigo na escola que é Fiocco , e nem sabia que era meu parentesco eu sou fiocchi de porto ferreira , meu avô era Fiocchi e minha avó é Comin

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca. Procure nos documentos dos seus avós e bisavós, que com certeza vai achar alguma informação ou pista que te leva à comune de nascimento do seus antepassados...
      Em qual cidade eles se estabeleceram?
      abs

      Excluir
  6. Viviane de mello gomes eu estou procurando meu avo paterno gerardo ferreira gomes ou alguém da família meu pai fala que ele mora no ceara Viviane moro rio de janeiro na cidade nova Iguaçu meu tl 2137699467

    ResponderExcluir
  7. Sou filha de Fiochi e lindaura Fiochi

    ResponderExcluir